Publicidade



A poluição causada por embalagens long neck

Muitas inovações que no passado foram alardeadas como grandes soluções hoje se tornaram grandes vilões da poluição. Assim acontece com as sacolas plásticas de supermercados e embalagens plásticas de maneira geral; com as de leite longa vida, aquelas de caixinhas e muitas outras.
Agora chegou também ao noticiário as embalagens de bebidas de vidro descartáveis chamadas “long neck”. Lançadas no Brasil pelos anos de 1996 por uma marca de cerveja bem conhecida pelas inovações, logo foi copiada pelas concorrentes e se difundiu por todo o território nacional.
Como tudo acontece aqui no Brasil, nenhuma providência foi tomada pelas autoridades no sentido de responsabilizar as empresas que produzem ou comercializam produtos com tais embalagens, para recolherem e reciclarem as embalagens descartadas, após o consumo dos produtos. A relação entre o que é recuperado e o que é produzido, traduz muito bem o descaso que está acontecendo.
Somente agora as autoridades estão se dando conta do tamanho da poluição que isto está causando e tentam através de legislação proibir mais esse atentado ao meio ambiente.

Publicidade