Publicidade



Bibliotecas. Jornais, revistas, livros. O sebo

Estatísticas demonstram que o povo brasileiro não têm o hábito de ler. Agora com a internet a leitura praticamente ficou restrita à telinha do monitor. A mídia escrita tem enfrentado algumas dificuldades. Jornais e revistas já não são como nos outros tempos. Livros sempre tiveram dificuldades de vendas, pelo pouco hábito de leitura do brasileiro e também pelos seus altos custos no Brasil.
A internet até roubou a freguesia das bibliotecas. Estudantes de hoje fazem suas pesquisas através dela e visitam muito pouco as bibliotecas, que ficaram quase que de uso exclusivo de pesquisadores.
Um mercado que sobrevive com dificuldades nas grandes cidades ainda é o do “sebo”. Assim chamado porque nos tempos antigos, quando não havia iluminação elétrica, a leitura à noite era feita à luz de velas, que eram feitas de sebo. Esse sebo derretido sujava os livros. Por isso essas lojas de livros antigos são chamadas de “sebo”.
Mas até estes para sobreviver tiveram que se utilizar da internet, colocando as listas de livros nos sites, facilitando a consulta por parte dos interessados e desta forma facilitando a comercialização.

Publicidade