Publicidade



Como diminuir o desperdício de alimentos em casa

Você tem idéia de quanto desperdiça de alimentos em sua casa? Desperdícios ocorrem de diversas maneiras. Uma delas, talvez a mais corriqueira, ocorre porque eles simplesmente se estragam e têm que ser jogados fora. Nesse caso, devemos redimensionar as compras, planejando melhor, comprando pequenas porções e indo ao mercado mais vezes por semana, variando os produtos, uma vez compra um e outro dia compra o outro. Isto é mais fácil em se tratando de frutas e verduras.

Outra causa de desperdício é a falta de cuidado, que às vezes temos na conservação. Produtos que são muito perecíveis e deixamos fora da geladeira ou até mesmo dentro dela, porém mal acondicionados e em locais errados dentro dela, como carne que não vamos utilizar logo e ficam fora do congelador ou do freezer, ovos acondicionados na porta da geladeira e até mesmo quando abrimos várias caixas de leites longa vida e não os consumimos de imediato, bem como caixinhas ou latinhas de cremes de leites, leites condensados, extratos, polpas e molhos de tomates, milhos, ervilhas e tantos outros.

Muitas vezes produtos ou parte deles são jogados fora por pura ignorância, porque não sabemos prepará-los. Tenho visto muitas dicas em programas de culinárias e fico surpreso com a utilização que se pode dar para muita coisa que se descarta para o lixo no dia a dia, principalmente em se tratando de cascas de frutas e hortaliças e até mesmo talos de certos alimentos, que pagamos por Kg e jogamos no lixo estes mesmos pesos.

Outras vezes deixamos de comprar um belo bife de filé mignon, porque achamos o preço um tanto elevado e levamos para casa um monte de ossos e sebos, que elevam o preço de uma carne dura a valores acima daquele filé que não levamos, após o descarte dos ossos e da gordura. Da mesma forma um camarão ou um peixe bem preparado podem substituir com grande vantagem qualquer outro tipo de carne, mesmo que à primeira vista seu preço nos afaste de adquiri-los, devida a perda praticamente nula.

Podemos encontrar muitos outros desperdícios em nossa casa e economizar bastante, somente alterando nossas atitudes. Nada mal para os dias atuais!

Publicidade