Publicidade



Fitas VHS, DVD e BLUE RAY

Quando apareceram no mercado, os primeiros filmes em fitas VHS provocaram uma verdadeira revolução na indústria cinematográfica.

As salas de cinemas quase se extinguiram, pois se deslocar nesse caótico trânsito das grandes cidades, dificuldades e custos para se estacionar o veículo e outras dificuldades, além do custo com os ingressos, afastaram o público destas salas,depois que apareceram os filmes nas fitas VHS.

Surgiram com grande sucesso em todas as cidades as casas “vídeo locadoras”. Ficou muito mais barato e mais cômodo se alugar várias fitas, com os gêneros de filmes da preferência e levar para casa, onde pode ser visto por várias pessoas e no conforto de casa, na hora que se desejar, com a economia dos ingressos, saindo das dificuldades e gastos de deslocamentos para ir até uma sala de exibição.

O mercado de eletrodomésticos também faturou bastante, vendendo os aparelhos para serem usados na projeção dessas fitas, que também passaram a ser usadas para gravações de cerimônias familiares, como batizados, aniversários, casamentos e outras filmagens caseiras.

Vieram em seguida e de forma arrasadora os discos DVD, com mais definição das imagens e melhor qualidade de som, provocando novamente uma nova onda de consumo, fazendo que as casas de locações das fitas VHS, as “vídeo locadoras”, se adaptassem rapidamente ou fechassem seus estabelecimentos.

Grandes prejuízos tiveram essas casas, ficando com as antigas fitas de VHS como um “mico”, que ninguém mais queria locar. Hoje em dia nem se consegue mais achar um filme em fita VHS e quem possui um aparelho de vídeo para essas fitas é que ficou com o “mico” na mão.

Os viciados em assistir filmes em casa tiveram então que se adaptar aos novos tempos, adquirindo um novo aparelho, agora para usar com o DVD.

A indústria cinematográfica também teve que se adaptar e passou a publicar os filmes em fitas, agora em DVD, cada vez mais cedo, ficando pouco tempo de exibição nas salas de cinemas até os grandes lançamentos.

Uma nova onda já está provocando mudanças e em breve até o DVD será obsoleto e os nossos aparelhos também. Já está no mercado a nova tecnologia e ganhando muita força, chamada “ BLUE RAY”.

Ela segue no mesmo sentido do DVD, é um disco óptico, com leitura por um raio azul, por isso chamado de Blue Ray. Essa nova tecnologia apresenta um vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade, podendo conter em um único disco muitas horas de gravação.
Porém essa tecnologia implica em aparelhos especiais, que nos levará aos novos investimentos.

Publicidade