Rio Negro e rio Solimões–O encontro das águas

Quando se vai até Manaus no estado do Amazonas nos deparamos com muitas atrações da natureza. Muita floresta, animais, peixes e muita água.
Há muita atração, mas quem vai até lá não pode deixar de ver um fenômeno natural impressionante que é o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
Este fenômeno natural ocorre devido à diferença de densidade, temperatura e velocidade dos rios Negro e Solimões. O rio Negro nasce acima da linha do Equador, formado por rios da Colômbia e Venezuela e percorre regiões argilosas, que dão cor escura às suas águas. Corre apenas cerca de 2km/h, à temperatura de 22ºC. O rio Solimões nasce nos andes do Peru e por isso chegam mais frias a Manaus e suas águas barrentas e mais claras correm de 4 a 6km/h. Eles não se misturam por mais de 6km, até formarem juntos o rio Amazonas, um dos mais importantes do Brasil e mais extensos do mundo.
O encontro dos dois ocorre a cerca de 10 quilômetros de Manaus, de onde os rios passam a correr juntos.
Hotéis e agências de turismo promovem passeios diários até o encontro das águas, geralmente com saída do Porto de Manaus, porém esse passeio fica muito restrito, pois é feito em embarcações com número grande de pessoas.
O melhor é ir por conta própria, pois não é tão longe do centro de Manaus. Com poucos minutos e por valor não muito alto com um táxi chega-se facilmente até a travessia por balsas da BR 319, que liga os estados do Acre, Rondônia e Amazonas com a BR 174, que dá acesso ao estado de Roraima, às Guianas e até à Venezuela. Lá pode-se alugar uma voadora e fazer um passeio exclusivo, vendo de perto o encontro das águas, podendo-se colocar até o braço nas águas e constatar pessoalmente as diferenças de temperaturas das águas. Pode-se passear até um pouco mais, vendo as habitações e hotéis flutuantes. Pode-se esticar um pouco mais o passeio e andar nas trilhas no meio da floresta, para conhecer lagoas com vitória régia e locais de vendas de artesanatos dos nativos no meio da floresta.
Já fiz esse passeio e realmente vale a pena. Recomendo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>