Publicidade



Trator, moto-serra e o desmatamento da mata atlântica

As pesquisas recentes são assustadoras. Mais da metade da mata atlântica já foi desmatada. Os Estados de Santa Catarina e Paraná foram os mais afetados.
Há menos de 50 anos ainda havia muita floresta nestes Estados, porém com a descoberta da moto-serra e a utilização de tratores, aliada à ganância do ser humano, não foi possível a sua preservação.
Atacaram as araucárias, imbuias, cedros e outras árvores e praticamente acabaram com a floresta.
O agronegócio também contribuiu em muito para que isso acontecesse. Grandes áreas tiveram suas florestas arrancadas para em seu lugar entrar as plantações, principalmente de soja. O oeste e norte do Paraná e de Santa Catarina foram os lugares mais atingidos. Hoje se viaja e vemos imensas áreas como uns desertos verdes. Só se observa plantio de soja, principalmente, que tem tido valores atrativos no mercado internacional.
Já não há mais áreas a preços baratos nessas regiões e os descendentes destes pioneiros hoje subiram para Goiás e Mato Grossso, que também sofre com essa ganância hoje em dia.
O pior de tudo é que já estão atacando a floresta amazônica e se medidas drásticas e urgentes não forem tomadas pelo nosso governo em breve todo o Brasil estará desmado.

Publicidade